A Casa da Villa de Mello

    A Casa da Villa de Mello é uma construção de origem quinhentista, que sofreu várias alterações ao longo dos anos, e que entre 1886 e 1926, foi transformada numa casa senhorial rural.

    As transformações conferiram-lhe um carácter único, paradigmático da arquitectura erudita beirã do principio do século.

    Hoje, a Casa da Vila de Mello, está aprovada pela Direcção Geral de Turismo, para Turismo no Espaço Rural, oferecendo a quem a visita o tradicional acolhimento beirão.

    A antiga vila de Melo, hoje freguesia, fica situada nas faldas da Serra da Estrela e dista 7 km de Gouveia, sede do Concelho. A Serra abraça a "Villa", daí ser parte integrante do Parque Natural da Serra da Estrela.

    A sua origem remonta a uma "quinta" fundada no ano de 1204 pelo cruzado da Terra Santa, D. Soeiro Raimundo. No século XIII já era villa. D. Afonso III dá-a a um nobre de quem descendem os donatários do nome Melo.

    A Serra, é por si só motivo para uma visita mais demorada. De resto, foi esta montanha de pastores, que um dia viu nascer o grande escritor contemporâneo Vergilio Ferreira, que aqui se encontra sepultado por vontade expressa "...para sempre".






Vergilio Ferreiras

Casa da Villa de Mello | © 2016 pontodigital.com